Locar um imóvel ficou muito mais fácil diante das possibilidades de garantia que existem no mercado.

179276-OWJA9E-663.jpg

Há muitos anos estávamos acostumados apenas aos contratados de aluguel que sempre dependiam de um fiador para serem aprovados. Essa situação, apesar de economicamente viável, exigia que as pessoas interessadas em locar um imóvel tivessem um terceiro (parente ou conhecido) que pudesse se responsabilizar pelas obrigações do devedor caso ele não as cumprisse.

A dificuldade se dava, pois, nem todo mundo conseguia facilmente alguém disposto a assumir este encargo. Justamente por isso, hoje, o processo de aluguel está mais amplo, possibilitando novas formas de garantia para o proprietário e mais acessibilidade ao inquilino.

Para te ajudar a decidir qual a melhor modalidade de aluguel para atender às suas necessidades, nós descrevemos aqui todas as vantagens e desvantagens de cada uma delas. De acordo com a Lei do Inquilinato, confira quais as opções disponíveis!

Fiador

O fato de ser gratuita talvez seja o maior atrativo desta modalidade. Neste caso, o fiador assume toda e qualquer dívida e inadimplência do inquilino em relação ao imóvel. Além disso, o proprietário do imóvel pode aceitar ou não a pessoa fiadora, de acordo com a comprovação de sua condição financeira.

Há, ainda, a permissão para que o fiador deixe de ser fiador assim que quiser. Ou seja, se isso ocorrer, o locatário passa a não ter mais a fiança e ter de buscar com rapidez uma nova pessoa.

Cartão de crédito

Aqui na Perfeito, contamos com a modalidade de caução por meio do cartão de crédito. O valor a ser deixado é de três meses adiantados do aluguel. O objetivo é que sirva como garantia ao proprietário do imóvel caso o inquilino venha a faltar com alguma responsabilidade.

Seguro fiança

Atualmente, muitas pessoas preferem se precaver das burocracias e dificuldades em relação a um fiador pagando um seguro fiança. Isso significa que, tendo esta apólice, o interessado na locação não precisa encontrar um terceiro que assuma as responsabilidades por ele.

Caso o inquilino tenha alguma inadimplência, essa modalidade assegura o pagamento do aluguel e das demais pendências ao proprietário. O valor do pagamento varia de acordo com o crédito da pessoa interessada, mas, também gira em torno de três vezes o valor do aluguel.

Pronto! Agora você já conhece as três principais modalidades de locação existentes e aceitas legalmente no mercado imobiliário. Sua tarefa de casa é analisar cada uma delas e definir qual se encaixa melhor na sua realidade de vida. Depois, basta vir até a Perfeito Empreendimentos Imobiliários, escolher seu imóvel e fechar negócio. Esperamos a sua visita!