Como ter um condomínio bem administrado

A administração não é de responsabilidade apenas de síndicos ou gestores, mas da colaboração de todos os condôminos.

A gestão de um condomínio é algo que requer muita atenção, dedicação e decisão. Tantas vezes, quando vemos condomínios que passam por inúmeras dificuldades e transtornos, provavelmente isso ocorre pois eles não estão sendo bem geridos ou faltam orientações que auxiliem neste trabalho.

Se você tem vontade de colaborar para que o seu condomínio esteja sempre bem administrado, então, confira algumas dicas que a Perfeito trouxe. E, para isso, você não precisa, necessariamente, ser síndico ou ocupar algum cargo. Basta ser um condômino presente nas reuniões e estar disposto a sugerir alternativas para a mudança.

Terceirização e equipamentos essenciais

Em primeiro lugar, liste quais são os serviços que podem ser terceirizados e o que o condomínio deve ter em seu depósito para eventuais necessidades. Por exemplo, jardinagem, segurança, limpeza são algumas possibilidades. Porém, dependendo da frequência com que são realizados, talvez valha a pena que o condomínio possua já equipamentos para tais trabalhos, como carrinho de limpeza, cortador, etc.

Obs: Lembre-se de que também há objetos estratégicos para evitar que estes serviços sejam realizados com alta frequência, como, por exemplo, oferecer um porta guarda-chuvas.

Regras e fiscalização dos eventos

Regras estabelecidas são sempre a melhor maneira de manter o bom relacionamento entre os condôminos. E este fator diz respeito, principalmente, aos eventos que podem ser realizados dentro do espaço comum do condomínio.

Além das normas acordadas, é importante que tenha uma fiscalização, seja do síndico, do porteiro ou de uma pessoa responsável para realizar este papel. Entre as regras, considere horário limite para acabar o evento, o que deve ser entregue limpo e o que não, necessidade de retirar o que sobrar e, no caso de desrespeito da regra, estabelecer uma multa de conhecimento comum.

Exigir a prestação de contas

Quem disse que a corrupção está somente na política? Existem inúmeros casos de dinheiro desviado dentro dos condomínios. Para evitar qualquer fraude dentro do seu, exija que seja feita a prestação de contas, mensal, semestral ou até mesmo anual.

O importante é haver a transparência destas finanças coletivas, com notas fiscais dos gastos e tudo mais. E, no momento de decidir pela implementação de novos serviços, peça a apresentação de três orçamentos diferentes.

Estes são alguns direcionamentos que você pode sugerir para auxiliar no bom andamento da gestão do condomínio em que mora. Faça parte das decisões e ajude a transformar seu ambiente residencial em um ambiente agradável a todos.

 

Fonte: Blog Lopes